Todos sabemos que preparar o corpo para qualquer exercício através de um bom aquecimento, previne lesões e melhora o rendimento durante o treino.
➡ Mas qual é a melhor forma de aquecer?
Um aquecimento considerado correto traduz-se numa maior elasticidade dos músculos (menor sensação de tensão muscular), maior força, potência e no aumento gradual da temperatura corporal, o que melhora a transmissão do impulso nervoso que permite que os músculos contraiam.
❌Os alongamentos estáticos, como demonstrados na fotografia abaixo, ou seja, manter uma determinada posição de alongamento durante um tempo prolongado, vão alongar os músculos em questão, que é precisamente o contrário do que fazemos quando corremos.
👉🏼 São mais adequados para fazer DEPOIS do exercício – de preferência umas horas depois ou no dia seguinte.
✅ Antes das tuas corridas, opta por um aquecimento dinâmico, ou seja, movimentos rápidos e dinâmicos que simulem o exercício que estás prestes a iniciar, MAS de uma forma mais controlada.
Este tipo de “alongamento”, melhor chamado de aquecimento, permite, também, o aumento da temperatura corporal, que é o que procuramos.
E que tipo de exercícios são estes?
Exercícios como o exemplo da imagem abaixo, alternando o peso do corpo e a flexão da perna entre a esquerda e a direita. Balançar uma perna de cada vez, numa posição em pé (“leg swings”), fazer agachamentos, elevação de joelhos, saltos para a frente ou sem sair do lugar e elevação dos calcanhares, são alguns dos exercícios que podes fazer, antes de iniciares as tuas corridas.
Entra no vídeo para veres mais exemplos de alongamentos dinâmicos!
Chamada para rede móvel nacional
©2023 MUTARÉ is proudly powered by MODAL Brands & Digital