As consequências escondidas do stress

21 Setembro, 2023

fb
tw
in

E o Yoga como ferramenta

O stress é um fenómeno global que afeta significativamente a saúde pública na sociedade moderna. Enfrentamos pressões académicas, mudanças de ambiente e de cidade, problemas relacionados com a alimentação, estilos de vida sedentários, problemas económicos, preocupações com o futuro, desafios em relação aos valores da sociedade, expectativas pessoais e familiares, etc., o que motiva a sua presença.

Esta resposta natural do corpo desencadeia reações no sistema nervoso que controlam e alteram o funcionamento do mesmo, sendo muitas vezes necessária para nos fazer reagir em situações de perigo, por exemplo, ou para melhorar o nosso desempenho. No entanto, quando esta se torna constante (stress crónico), frequentemente consequência de um estilo de vida não saudável, pode levar a uma estimulação prolongada do sistema nervoso simpático, aumentando o risco de doenças crónicas, como doenças cardíacas, hipertensão e diabetes.

O stress crónico pode também causar uma série de problemas psicológicos, como ansiedade, insónia, desequilíbrio emocional, falta de concentração, problemas de memória e confusão, prejudicando a qualidade de vida

Felizmente, é possível reduzir os efeitos prejudiciais do stress fortalecendo os mecanismos adaptativos do corpo. Estudos demonstraram que abordagens mente/corpo, como o yoga, podem ser eficazes na redução da ansiedade em geral.

O yoga é uma prática que combina exercícios de posturas (asanas), controlo da respiração (pranayama) e meditação para promover equilíbrio mental, corporal e espiritual. É uma abordagem prática e flexível que ajuda as pessoas a construírem resiliência ao stress. A pesquisa revelou que o yoga pode melhorar o equilíbrio hormonal, promover uma sensação geral de bem-estar, reduzir os sintomas de ansiedade e aumentar a saúde mental e física.

Apesar de inicialmente associado a aspectos espirituais e culturais, o yoga passou a ser utilizado por todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos da América e na Europa, como uma intervenção terapêutica para melhorar a saúde física e psicológica.

Um estudo recente, que investigou o efeito da prática de yoga em jovens adultos, mostrou que os níveis percebidos de stress e ansiedade dos participantes no grupo de yoga diminuíram em comparação com aqueles que não praticaram (o grupo de controle). Na prática do yoga, os indivíduos tendem a afastar-se de estímulos mentalmente perturbadores ao direcionar a atenção para a postura ou para a respiração. Focar a atenção no corpo e aumentar a consciência pode regular ritmos irregulares e prejudiciais, ajudando na coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino. Dessa forma, o yoga pode ter o potencial de gerir melhor o stress e a ansiedade, além de melhorar o bem-estar psicológico das pessoas

Source:
Erdoğan Yüce, G., & Muz, G. (2020). Effect of yoga-based physical activity on perceived stress, anxiety, and quality of life in Young Adults. Perspectives in Psychiatric Care.
https://doi.org/10.1111/ppc.12484

fb
tw
in