Alimentação e longevidade

27 Outubro, 2023

fb
tw
in

As "Blue Zones" são regiões do mundo onde as pessoas têm taxas excecionalmente altas de longevidade e saúde.

Essas áreas têm sido alvo de estudo por investigadores interessados em descobrir os segredos para uma vida longa e saudável. Entre vários fatores destaca-se a dieta, que podendo variar de uma Blue Zone para outra mantém algumas características comuns

  1. Baseada em plantas: As dietas nas Blue Zones são predominantemente baseadas em alimentos de origem vegetal, incluindo frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, nozes e sementes. As pessoas nessas regiões tendem a consumir menos carne, especialmente carne vermelha, em comparação com dietas ocidentais.
  2. Baixo consumo de produtos processados: Os habitantes das Blue Zones evitam alimentos altamente processados, como alimentos fast-food, refrigerantes e lanches industrializados. Privilegiam refeições caseiras e alimentos frescos.
  3. Gorduras saudáveis: Em vez de consumir gorduras saturadas presentes em carnes gordurosas e produtos lácteos, consomem fontes de gorduras saudáveis, como azeite, abacate, frutos secos e cereais inteiros (não refinados).
  4. Pequenas quantidades: As porções das refeições nas Blue Zones tendem a ser menores do que as porções típicas em muitos países ocidentais. As pessoas param de comer quando se sentem saciadas.
  5. Consumo moderado de álcool: Algumas das Blue Zones têm uma tradição de consumo moderado de álcool, como vinho tinto, especialmente durante as refeições. Consomem vinho de boa qualidade e sem aditivos (sulfitos)

Além da dieta, fatores como socialização com a comunidade, atividade física regular, genética, baixo nível de stress também impactam o estilo de vida e a longevidade verificada nestas zonas do mundo. A série da Netflix “Live to 100: Secrets of the Blue Zones” ajudar-te-á a esclarecer caso queiras saber mais sobre este tema.

Na Mutaré estamos atentos a todas estas questões. Sabemos que o consumo regular de cereais integrais é uma prática muito benéfica para a tua saúde.
Assim, deixamos-te aqui uma receita de papa de aveia, a partir do grão integral.
Experimenta! Vai demorar um pouco mais a confecionar do que se o fizeres a partir de flocos ou farelo de aveia, mas verás que o resultado final compensa!

1 copo de aveia integral
4 copos de líquido (água, leite, bebida vegetal ou mistura destes)
1 pitada de sal
1 pau de canela
Casca de limão a gosto
1 maça ralada ou cortada em cubinhos
Canela em pó
Mel para adoçar, se necessário

Demolha os grãos de aveia durante 8h. Lava e transfere para o processador.
Junta o líquido e processa 3 segundos. O objectivo é que o grão fique quebrado, mas não moído.
Verte para uma panela, junta o pau de canela, as cascas de limão e deixa ferver em lume médio até a aveia estar macia.
Junta a maçã ralada ou em cubinhos e acerta a consistência ao que desejas usando um pouco mais de líquido. Deixa ferver um pouco mais e retira para uma taça.
No final polvilha com canela, um fio de mel se entenderes que precisa e mais alguma fruta ou frutos secos picados.

fb
tw
in